Faço parte de um time, o que não posso deixar de saber sobre Scrum ?

Faço parte de um time, o que não posso deixar de saber sobre Scrum ?

Se você faz parte de um time e sabe pouco sobre Scrum, não se desespere. Aqui está um pequeno conjunto de dicas para você:

1. Seu time precisa de um ScrumMaster. O ScrumMaster deve saber sobre Scrum e vai te ajudar nas suas dúvidas. Não pense que você precisa saber tudo sobre Scrum, este é o trabalho dele. Não se preocupe se você não se tornar um perito em Scrum. Não é esse o seu trabalho.

2. Aprender quais são os papéis básicos, artefatos e atividades de Scrum é muito fácil, e você deve ser capaz de entendê-los com apenas alguns minutos de leitura. Você deve saber o mínimo, o básico sobre Scrum. Esta é a parte fácil e todos do time deveriam saber de cor. Se dê um tempo para aprender na prática.

3. Compreenda que o uso adequado de Scrum requer boa comunicação. Enquanto conhecer as regras básicas de Scrum é fácil, aprender a usar Scrum de forma eficaz é difícil. Confie no seu ScrumMaster, converse com ele, converse com os outros integrantes do time. Mantenha os canais de comunicação abertos. O seu ScrumMaster será capaz de te ajudar.

4. Você tem um conjunto de talentos e um trabalho a fazer. Se alguém ou alguma coisa não estão te permitindo fazer o seu trabalho, há algo de muito errado. Converse com os outros a este respeito. Informe o ScrumMaster sobre o que está havendo. Peça ajuda. Um dos conceitos básicos de Scrum é o de deixar as pessoas que sabem como fazer um trabalho, fazê-lo.

Se você sabe sobre Scrum ou não, eis uma regra para todos:

5. Nenhum projeto pode ser bem sucedido se você não conhece sua arte, não importa o quanto você saiba sobre Scrum. Se aprofunde nos estudos sobre arquitetura, leia sobre design patterns, leia sobre UML, mergulhe no aprendizado de testes ou gestão de configuração. Aprenda sobre TDD e integração contínua. Todas estas coisas são essenciais para se fazer software. Se você está trabalhando em uma área de negócios sobre a qual você nada sabe, procure saber e aprender um pouco sobre ela.

Se você puder aprender sobre ferramentas que potencializam seu conhecimento, o faça.

Conheça o SEU negócio antes de mais nada.

Um bom programador com um processo terá uma desempenho melhor que um bom programador sem, mas tudo que um programador ruim pode fazer com um processo é relatar muito bem como as coisas vão mal.

Tags: , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: